Existe uma crença disseminada entre nosso povo de que viver de renda gerada por seu próprio negócio, ou viver por conta própria, é mais arriscado que ter um emprego com carteira assinada. Ledo engano. Minha experiência de vida me permite afirmar que viver por conta própria é muito mais seguro e gratificante que estar registrado em uma empresa e trabalhar 44 horas por semana. Nesse momento que escrevo estou com 75 anos de idade. Continuo empolgado, alegre e com muita saúde. Me aposentei em agosto de 2009, com 45 anos de trabalho e 35 anos de contribuição para a previdência social. Mas não parei, não poderia ficar longe de meu trabalho. A seguir, vou abordar alguns aspectos que embasam minha crença e nenhuma vontade de parar.
Viver de salário tem mais risco que viver por conta própria.
No meu ponto de vista, ter um salário razoável, em uma grande empresa, sonho da maioria, tendo benefícios sociais como plano de saúde, FGTS, 13º salário, férias de 30 dias a cada ano, descanso semanal remunerado, contribuição previdenciária para aposentadoria ou eventual incapacidade laboral, vale transporte, não compensam o risco de você ser demitido, ao arbítrio do seu empregador, geralmente quando você menos espera ou menos pode ficar desempregado. Se você possuir alguma formação específica, for ainda jovem, morar em região de grande desenvolvimento econômico como eu moro, poderá rapidamente conseguir outro emprego.
No entanto nem sempre você terá essas condições.
O tempo passa depressa e de repente você passou dos 40 anos, talvez dos 50 e terá que disputar lugar no mercado de trabalho com pessoas bem mais jovens e igualmente bem formadas e que aceitam salários bem menores que aquele que você ganhava em seu antigo emprego. Afinal é sabido que a recolocação no mercado de pessoas na meia idade é bem complicada e nunca é fácil. Talvez esse seja o seu caso.
Nossas escolas preparam as pessoas para o mercado formal de trabalho, não para serem empreendedores ou para viverem de negócios. As famílias pensam assim pois também receberam essa cultura.
Viver por conta própria.
Eu quebrei esse paradigma familiar e fui execrado, como a ovelha negra da família. Paguei um preço alto e finalmente, aos 19 anos, rendi-me a pressão familiar e arrumei um emprego. Sempre fui muito esforçado e logo fiz carreira, ganhando bons salários. Permaneci no emprego até meus 45 anos e então, de minha livre vontade e com a situação planejada, larguei tudo para empreender. Finalmente eu era feliz.
Você poderá estar pensando que com a sua competência será o último a ser demitido em sua atual organização. Então eu lhe lembro que as plantas industriais ficam obsoletas e são substituídas por outras, mais modernas, mais produtivas, muito mais automatizadas, localizadas em outra região ou em outro pais. Essa é uma situação recorrente e todos os dias encontramos notícias disso na mídia.
Fica muito mais difícil conseguir emprego quando:
- Você tinha um bom ou alto salário em seu último emprego.
- Você tem mais que 40 anos de idade.
- Você precisa de reciclagem em seu conhecimento e em suas habilidades.
- Sua região não é desenvolvida economicamente, a exemplo da maior parte das cidades do Brasil.
- Não possui poupança significativa ou pior, está endividado.
Menos mal se você usou o FGTS para adquirir sua casa própria e então terá que se preocupar somente em pagar as prestações do crédito imobiliário. Lembro que o seguro desemprego tem um teto e as parcelas que irá receber serão, no máximo 5, quando escrevo esse post. O valor máximo da parcela é menor que 2 salários mínimos.
Agora durma em paz com esse cenário, se conseguir.
Viver por conta própria.
Vivi assim nos últimos 30 anos e depois de ter vivido trabalhando com carteira assinada por quase 25 anos. Ouso dizer que não voltaria ao emprego celetista mesmo que isso fosse possível, mas não é mais. Passei dos 40 anos, tinha um salário alto, trabalhava em uma empresa que fechou. Não existe mais. Simplesmente isso. Não quebrou como você poderá estar pensando pois era sólida e bem administrada. Como eu moro em Joinville você poderá pensar que foi na cervejaria Antárctica, não foi. Na KaVo Odonto Dental, também não foi. Na Cipla? Hansen Máquinas? Transportadora Tigre? Não, essas são algumas, mas não trabalhei em nenhuma delas. Se você fizer um curto brainstorm, lembrará de uma centena delas.
Vivi por conta de meus próprios negócios nos últimos 30 anos. Vantagens? Vejamos algumas:
- Embarco nos finais de semana com a certeza que segunda feira estaria trabalhando.
- Durmo na segunda-feira, seguro que levantarei e irei para meu trabalho na terça-feira.
- Em algum tempo passei a me remunerar muito melhor.
- Além do ganho financeiro, ganhei agilidade, energia, disposição, competitividade. Vivo feliz em segurança.
- Me sinto mais seguro. A menos que eu morra ou tenha uma incapacidade cerebral, estarei trabalhando quando você estiver lendo esse post.
Uma das coisas que fazemos, eu e a Keila é pesquisar ideias de negócios, simples, possíveis e ao seu alcance, mesmo que esteja começando do absoluto zero. Alguns não exigem capital o que poderá ser adequado se você não tiver nenhum dinheiro.
E, na vida real, como viver por conta própria?
No e-book a autora descreve atividades possíveis, testadas, pesquisadas, algumas que não exigem capital. Outras que exigem um pequeno investimento. Descreve formas de obter financiamento para a atividade. Demonstra expectativa dos lucros.
Você poderá escolher alguma que proporcione apenas uma complementação de renda, (renda extra) ou outras que poderão ser sua forma de obter renda, de agora em diante, sem o risco do desemprego, sem chefe ou patrão e ser dono de seu tempo e de sua vida.
Como eu, irá dormir no domingo sabendo que terá seu trabalho e sua fonte de renda funcionando na segunda-feira.
Se estudar e se dedicar, irá melhorar muito seu rendimento, proporcionando melhor qualidade de vida para sua família e para você.
Vou te oferecer um e-book que poderá mudar a sua vida.
Você terá uma oportunidade única de adquirir um e-book, escrito pela Keila, com 21 tipos diferentes de pequenos negócios, na promoção que está sendo feita e por tempo limitado.
Com o tempo, ao ganhar experiência, poderá ganhar muito dinheiro. É uma obra única pois reúne a experiência de quem vive de seus negócios e muita pesquisa com pessoas que já desenvolvem as atividades descritas no livro eletrônico.
E o preço, com descontos promocionais está uma pechincha, mas será por pouco tempo e para uma certa quantidade. Logo voltará ao seu valor normal. Com o desconto da promoção você irá investir pouco mais que 50 centavos por dia e apenas durante um mês.
Tem mais, tem bônus que serão úteis para você na hora em que estiver implantando seu negócio.
Tem ainda a garantia que se não gostar de seu dinheiro será devolvido sem necessidade que dê explicações sobre o motivo.
Vou te mandar um link, por e-mail e por WhatsApp. Esse link te levará até a página do produto, onde ficará conhecendo detalhes sobre o livro, preço promocional, bônus especialmente desenvolvidos para você, depoimentos de quem já comprou e muito mais.
E, se não quiser, não compra. Não há custo algum só para olhar. Mas, tenho certeza que não perderá uma oportunidade de melhorar muito a sua vida e de sua família.
Mas caso compre e após ler, não gostar, o que duvido, contará com a garantia de receber seu dinheiro de volta e sem necessidade de dizer por que não gostou, no prazo de 7 dias. .
Vamos lá, não perca essa chance exclusiva para mudar sua vida. Digite o link abaixo em seu navegador ou espere o que te enviarei por e-mail e pelo WhatsApp.
E passe a viver como eu, por conta própria.
Publicações na mesma linha:
SABOR E TRADIÇÃO: A PRODUÇÃO DE CACHAÇA.
Concurso de queijos artesanais oferece oportunidade no setor de laticínios